Recensão ao texto encontrado: Bases Comuns do Design.
- carolina11751
- 26 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2019
Uma discussão sobre o impacto e papel social do design
Este ensaio começa com uma pequena descrição do que é o design social. O design social está ligado à responsabilidade moral e à produção solidária, é um design que não é do interesse da indústria e que promove a qualidade de vida, isto é, consiste no desenvolvimento de produtos que podem ajudar a sociedade de alguma forma, especialmente a vida de cidadãos ou populações menos favorecidas ou com necessidades especiais.
Temas como a saúde pública, direitos humanos, prevenção de crimes ou planeamento familiar são algumas das frentes em que o designer atua, evidenciando uma relação com o social. A produção de soluções para estes temas suscita o papel social do design, especialmente numa atualidade marcada por problemas complexos de ordem global. É necessário haver uma preocupação maior e uma visão mais ampla e sistemática sobre a implementação do design.
De seguida, são apresentados alguns projetos de pesquisa ligados ao design social. O primeiro chama-se "Design e inclusão social", este projeto centra-se na acessibilidade urbana e tecnológica para pessoas incapacitadas. A ideia consiste num site com a capacidade de informar deficientes visuais, tanto locais como turistas, sobre os espaços urbanos, de três maneiras diferentes: via texto, via áudio e via mapa tátil.
O segundo projeto chama-se "A sociedade e as pessoas com necessidades especiais", uma grande desafio para os designers é incluir as necessidades e características especificas desses grupos no desenvolvimento de produtos. Este projeto centra-se no "desafio de encontrar níveis de força manual na manipulação de produtos de uso diário utilizando a realidade virtual na manipulação de embalagens".
O design tem um impacto irrevogável sobre a sociedade, e ao longo do tempo a relação do design com a sociedade altera-se, fazendo com que as metodologias de projeto ganhem um crescente incremento de abordagens indutivas.
Comments