Design response
- carolina11751
- 14 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de mar. de 2019
"A Design Response é uma unidade de inovação e desenvolvimento que tem por objectivo desenvolver soluções através do design para os desafios comuns com que se deparam as sociedades contemporâneas, promovendo valores de inclusão, sustentabilidade, valorização e cidadania. A metodologia de trabalho adoptada é o processo projectual, que analisa e articula os factores humanos, materiais e sociais numa perspectiva orientada para a eficácia da resposta, bem como para a sua qualidade enquanto produto cultural."
CAMPOS DE INTERVENÇÃO:
Envelhecimento e intergeracionalidade
Multiculturalismo
Refugiados e migrações
Participação democrática
Desemprego
Deficiência e necessidades especiais
Qualidade de vida
Mobilidade
Energias renováveis
Pegada de carbono
Economia local
Gestão de recursos naturais
Biodiversidade
Reciclagem
PROJETOS
Action for age:
"Action for Age explorou o papel do design face aos complexos desafios e possibilidades que nos coloca o fenómeno do envelhecimento generalizado da população.
Numa parceria entre a Royal Society for the Encouragement of Arts no Reino Unido, a Fundação Calouste Gulbenkian e a experimentadesign em Portugal este laboratório criativo envolveu os estudantes universitários de design a trabalhar sobre a coordenação de designers seniores. O desafio comum foi criar serviços, networks ou outras soluções intuitivas e centradas no utilizador que representem uma melhoria efectiva na vida dos idosos."
"A segunda edição deste laboratório criativo desafiou estudantes universitários finalistas e recém-licenciados a desenhar soluções que contribuíssem para melhorar a qualidade de vida dos idosos com base no estabelecimento de relações intergeracionais."
Efeito D:
"Efeito D surgiu do desejo de contribuir para Diferenças, um Centro de Desenvolvimento Infantil especializado em crianças com deficiências, nomeadamente com Síndrome de Down (Trissomia 21). Sediado em Portugal, é um dos centros mais avançados da Europa, ajudando milhares de crianças.
Com o intuito de gerar receitas para o Centro Diferenças, a BBDO Portugal iniciou Efeito D, desafiando designers portugueses a criar novos produtos marcados por elemento ou coeficiente de diferença, de distinção, no seu design e conceito. A EXD juntou-se à iniciativa, organizando e comissariando a secção internacional do projecto, convidando um grupo de designers de renome e desenhando a exposição."
Comments